Central Palace Hotel
As Lendas, os Mitos e os Mistérios de Sintra
Hotel Central futuro Central Palace Hotel. Situa-se no Centro Histórico de Sintra em frente ao Palácio Real. Desde 2014 e enquanto aguarda o licenciamento para as obras de remodelação, funciona no r/c e no 1º andar como um espaço de restauração diversificada devido às várias salas com dimensões e decorações desde o clássico ao contemporâneo. É sem dúvida um espaço que encerra história, mistério e lendas.
O local onde hoje se ergue o Hotel Central tem uma história que remonta a 1154 quando o Rei D. Afonso Henriques e sua mulher D. Mafalda doaram a Gualdim Pais “Sexto” Grão-Mestre da ordem dos Templários, estes terrenos os quais por este foram oferecidos à ordem dos Templários. Aí habitaram durante séculos e ainda hoje há vestígios da sua existência que podem ser observados através do Hotel.
Depois os Templários e após o terramoto de 1755 que destruiu parte de Sintra, foi feito a reconstrução das habitações e sabe-se que em 1873 eram pertença do Seminário Patriarcal de Santarém. Foi no início do século XIX adquirido por um privado e sabe-se que em 1900 já tinha o nome de Hotel Central. Nas décadas de 1930 a 1960 converteu-se num dos mais requisitados Hotéis frequentado pela aristocracia e burguesia Lisboeta da época, bem como o seu nome chega além fronteiras o que atraiu muitos turistas de vários países.
Era um local que honrava e divulgava Internacionalmente Sintra. No início deste século o Hotel é vendido e em Junho de 2012 tivemos o privilégio de o comprar.
Foram feitas obras de estrutura e de decoração e hoje temos disponíveis a funcionar:
No r/c:
No 1º andar:
No 2º andar:
É um espaço que está a ser muito procurado para eventos, casamentos e reuniões de empresa bem como por individuais. Gastronomicamente baseia-se na comida tradicional Portuguesa e a sua confeção de pratos clássicos Internacionais.